21 de setembro de 2017

FILMES DOCUMENTÁRIOS

Produzindo um filme documentário

A pesquisa, estruturação da escaleta para depois elaborar o roteiro a ser gravado é o primeiro passo para uma boa produção. Posteriormente a escolha do equipamento para o ambiente específico seja ela em um ambiente externo ou interno, dia ou noite. Além dos ensaios específicos e passagem de câmeras. A pós-produção e tão importante quanto a produção, pois define a arte final a ser exibida.
A produtora Marthus temos profissionais que já executaram este tipo de projetos, entre em contato conosco que teremos o prazer de atendê-lo e orientá-lo em seu projeto audiovisual.
Abaixo mostramos um documentário que foi executado com alunos da faculdade de produção audiovisual. O documentário titulado “No Desistas” Documentário sobre a imigração de bolivianos para a cidade de São Paulo.

Fazer um documentário de curta-metragem é como ter um mundo nos limites de uma lente. Independentemente de seu Tema.
Mas antes de sair filmando por ai, é necessário considerar algum pontos que são muito mais importantes para que seu projeto tenha uma narrativa apropriada e atinja seu objetivo.

Escreva suas ideias pois elas nortearão seu roteiro. Quando estiver formulando uma ideia, pense em algo que atraia a atenção dos espectadores. Por exemplo, se você for mandar o roteiro para alguém interessado em drama, acrescente bastante drama. Para alguém interessado em comédia, bastante comédia, etc.

Assista a documentários. Depois de ter definido o estilo de documentário que irá fazer, analise documentários desse mesmo tipo para identificar coisas em comum. Fique atento à estrutura narrativa desses documentários, pois é nesse ponto que a maioria dos diretores amadores se perde.

Escreva: um argumento, um sumário, o motivo / o objetivo do documentário. Faça um esboço ou “escaleta” para verificar se no texto se apresenta todos os elementos de uma boa história curta. No roteiro, descreva cada parte do filme. No caso de um filme curto, o esboço não precisa ter mais do que 300 palavras.

Selecione as cenas principais, Defina as motivações dos personagens. Inclua um evento dramático na narrativa. Faça uma shot list. Faça um storyboard para cada cena. Mostre o resultado final aos amigos, familiares, professores, etc. Esteja pronto. Pense sobre as piores coisas que podem acontecer enquanto estiver filmando o documentário e em como vai lidar com elas. Lembre-se de levar em conta os problemas técnicos e as questões referentes à história.

Preocupe-se com a técnica. Escolha o equipamento de filmagem. Há várias opções. Esse processo pode levar meses e até anos, mas você deve continuar à procura. Certifique-se de que sua câmera de vídeo é compatível com seu equipamento de edição.

Digite um roteiro. Desenvolva personagens com diferentes personalidades; seu filme não será interessante se todos agirem e falarem da mesma maneira.
Elabore um storyboard, estabelecendo os planos de filmagem que planeja usar. Não se preocupe em seguir o storyboard à risca. É uma boa maneira de colocar suas ideias no papel e um ótimo jeito de testar sua capacidade de comunicar suas ideias visualmente sem precisar que os autores as expressem. O espectador assiste primeiro para depois ouvir.

Crie um plano de trabalho. Isso irá dar um enfoque ao projeto. Faça um diário.
Verifique os dias em que as pessoas do elenco estão disponíveis. Tome nota das cenas mais importantes. Faça as entrevistas antes.

Verifique as sequências de cenas. Antes de partir para a edição do filme, assista a todas as sequências, fazendo anotações sobre cada cena, com observações sobre se deram certo e se houve problemas técnicos. Com isso você poupará muito tempo na hora da edição.

Edite o filme. Várias câmeras têm suas limitações na hora de editar e outras têm efeitos especiais. Aprenda a “fazer recortes” em suas sequências e acrescentar conversas e músicas ao vídeo.

Não se preocupe se não entendeu tudo. Este post serve apenas para dar-te um panorama de todas as etapas necessárias para a produção de um filme documentário. Deixe apenas as ideias virem e nós (a produtora Marthus), cuidaremos com muito carinho de seu projeto audiovisual.